As Smart grids são desenvolvidas com o objetivo de coordenar a demanda de energia com a produção descentralizada, normalmente baseada em energias renováveis.
Sabe-se que o sistema elétrico é baseado no equilíbrio constante entre a demanda e a oferta de energia. A oferta segue a demanda graças à sua capacidade de se autorregular, e atualmente o equilíbrio é garantido pelo fato de a oferta ser maior que a demanda.
Nos últimos anos, os sistemas de armazenamento tiveram um aumento no seu grau de importância: eles podem de fato aumentar a capacidade de equilíbrio da rede elétrica e maximizar a produção de energia a partir de fontes renováveis.
Para gerenciar este processo de forma harmoniosa, é necessário atender as normativas elétricas, para os quais os sistemas de armazenamento que atendam a certas características técnicas, se tornam por oficio geradores, e, como tal, devem atender aos requisitos precisos para uso com a rede elétrica.
Consequentemente, nas situações previstas, o sistema de armazenamento, mesmo que conectado no lado CC de uma instalação com produção, deve ser sempre considerado um gerador.
Para auxiliar, o Ampère Professional 2021 fornece aos projetistas todas as ferramentas necessárias para a realização do dimensionamento e análise das redes elétricas com sistemas de armazenamento.
O software de cálculo da Electro Graphics pode assim realizar o estudo dos múltiplos “cenários” de operação da rede elétrica, onde os sistemas de armazenamento se tornam os novos protagonistas das redes modernas, dentro de uma perspectiva econômica e sustentável.