Nos últimos anos, o projeto elétrico tem enfrentado elementos cada vez mais complexos, tanto na distribuição civil quanto na análise de plantas industriais, com elementos de cogeração cada vez mais presentes.
Com o surgimento das partidas eletrônicas, sistemas de armazenamento, geradores fotovoltaicos e a presença não mais aleatória de redes em corrente contínua, foi necessário revisar radicalmente o modelo de dados de arquivo do projeto do Ampère.
Assim, aconteceu a adoção de uma estrutura de dados em arquivo com extensão .upex, baseada em banco de dados SQLite, para obter robustez, flexibilidade de gestão e possibilidade de futura extensão do modelo de dados.
Paralelamente também foi revisada a estrutura dos arquivos dos dispositivos de proteção, para gerenciar aspectos específicos dos equipamentos, como os passos de ajuste dos limites de intervenção de corrente e tempo; desta forma, é possível calibrar o dispositivo nos valores reais permitidos pelo fabricante e, neste último, realizar as verificações elétricas do sistema.
Por fim, o conjunto de dados de proteção foi ampliado com o gerenciamento da capacidade de fechamento da proteção, de acordo com a IEC 60947-2, bem como a curva de intervenção de longo atraso da proteção diferencial/falta à terra.
O software Ampère, na versão 2022, continua evoluindo, confirmando-se como uma referência para o setor e um elemento insubstituível no desenvolvimento de projeto de sistemas elétricos.
Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy
|