Os componentes elétricos, materiais e as pessoas devem estar protegidos contra efeitos nocivos do calor desenvolvido pelos componentes elétricos, ou contra os efeitos da radiação térmica. A tarefa do projetista é minimizar o risco de danos desencadeados por sistemas elétricos, e entre estes está o risco de incêndio através de um curto-circuito que pode gerar um arco elétrico.
Falhas no isolamento entre condutores energizados ou nas conexões de terminais podem gerar arcos em paralelo ou arcos em série que não são detectados pelas proteções normais.
Normalmente é feita uma análise do grau de periculosidade do arco elétrico que pode se desenvolver em um quadro elétrico, definido pelo valor da Energia incidente calculada na distância de trabalho. A energia incidente determina o nível de proteção do equipamento de proteção individual EPI que o responsável deve utilizar ao realizar as atividades em linhas energizadas.
A Série 2023 do software Ampère aplica os modelos de cálculos fornecidos pela norma IEEE 1584-2018 para a determinar a Energia incidente (E) e o Limite do Arc flash (AFB). Assim, você pode para verificar o nível de perigo de um quadro como um todo, ou de um determinado usuário e extrair o resultado dos cálculos efetuados em etiquetas personalizáveis de sinalização para a fixação nos locais com o risco do arco elétrico.
O software Ampère também permite definir as proteções com a característica AFDD através da gestão de Dispositivos, de modo a obter mitigação dos riscos.
A versão 2023 dos softwares para projetos elétricos da Electro Graphics oferece aos projetistas ferramentas atualizadas e abrangentes, que permitem resolver com eficiência os cálculos da rede elétrica mais complexos.
Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy
|