Os quadros elétricos, sejam eles dedicados a sistemas de controle ou destinados a sistemas de distribuição de energia, devem sempre ser fabricados de acordo com as normas e garantir condições de dissipação térmica, de modo a garantir temperaturas dentro deles compatíveis com os componentes contidos internamente.
Dado o avanço da complexidade dos sistemas de controle e a densidade dos componentes dentro dos quadros, muitas vezes é necessário implementar soluções adequadas para eliminar o calor produzido pelos componentes elétricos dentro dos quadros.
Para essa finalidade, pode ser introduzido aberturas para a ventilação, permitindo a dissipação natural do calor; nos casos em que essa solução não é suficiente, pode ser utilizado a ventilação forçada ou sistemas de condicionamento.
Os CADs elétricos Série 2020, iDEA / Eplus / CADelet da Electro Graphics, gerencia esses elementos necessários para obter a temperatura adequada dos quadros elétricos, permitindo o dimensionamento e escolha dos componentes em um arquivo de dispositivos dedicado, definido como elementos acessórios de carpintaria de quadros.
Esse processo se integra perfeitamente ao cálculo de sobretemperatura dos quadros dimensionados e desenhados, usando o método previsto pela norma CEI 17-43 (IEC 60890) para quadros não padronizados.
Um algoritmo dedicado calcula a temperatura adequada dentro do quadro, considerando o efeito de quaisquer ventiladores ou condicionadores presentes.
Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy
|