A evolução em CADs elétricos | Electro Graphics News

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

A evolução em CADs elétricos

A evolução em CADs elétricos

A seguir algumas novidades introduzidas na nova série de iDEA, CADelet Profissional e Eplus:
 
Atualização das Tabelas
Extensa tipologia de tabelas que são atualizadas sucessivamente com as modificações dos dados de origem. Agora a totalidade das tabelas são gerenciadas evitando-se esquecimentos e erros que ocorriam quando, ao invés, as modificações eram executadas manualmente.
 

AUTOMAÇÃO

Atributo multilinhas
Possibilidade de se introduzir um texto ou um conteúdo em várias linhas, devido a necessidade crescente de maiores informações no interior do esquema. Tais atributos serão reproduzidos automaticamente nos documentos da lista de materiais e serão traduzidos como outro atributo qualquer.

Macro blocos paramétricos
A criação de macro circuito facilita a gestão dos circuitos parciais padronizados que são novamente propostos no interior dos esquemas elétricos. Na nova versão foi implementada a possibilidade de se criar alguns macroblocos paramétricos que se diferenciam dos macroblocos comuns, uma vez que a eles foram associados uma lista de variáveis.

Fast Builder
O novo configurador Fast Builder, utilizando uma simples planilha de cálculo, em formato ‘.XLS’ como arquivo de projeto, permite comandar a nova biblioteca de macroblocos paramétricos e, portanto, gerar automaticamente um esquema elétrico sem limitações de dimensão. Também é possível atualizar a planilha de cálculo do Fast Builder através do esquema, assim são detectadas automaticamente as alterações executadas nas variáveis dos macroblocos diretamente no desenho.

Esquema P&ID
É possibilidade de desenhar um esquema P&ID desfrutando a nova biblioteca P&ID de acordo com a norma ISA presente no interior dos programas. Também é possível criar uma interface entre o esquema elétrico e aquele P&ID desfrutando da função Sinóticos. Também é possível realizar uma interface entre o esquema elétrico e o esquema P&ID realizado com um outro software através do módulo opcional Tabula.

Reenvios de Fio
Para melhorar a correta leitura do esquema, foi implementada a possibilidade de se introduzir reenvios de fio também nos trechos de fio vertical e de reproduzir no reenvio do fio de saída as informações (sigla e pin) do componente no qual esta conectado aquele fio.

Salvar Multifolhas em PDF
Implementada a nova função Salvar Multifolhas em PDF que simplifica e agiliza a exportação de um esquema elétrico multifolhas em pdf.

Gestão das réguas de bornes nos equipamentos
Possibilidade de apresentar em automático o ponto de afirmação (Pin) de certos equipamentos do esquema elétrico como um terminal.

 

INSTALAÇÃO

Novo Gerenciador Redes
A interface Redes representa a evolução em termos de projeto de redes e na gestão dos dados relativos ao projeto. Portanto, é possível desde o estágio do projeto, conhecer todas as principais informações relacionadas à rede, colocando o projetista em condições de criar rapidamente a necessária documentação relacionada ao projeto. Além das redes elétricas a nova interface permite a gestão também dos sistemas de cabeamento estruturado, cada vez mais difundido no âmbito industrial e doméstico, típico exemplo é o sistema domótico.

Gestão das conexões terminais
As conexões terminais completam as informações necessárias para a gestão de uma rede elétrica. O programa analisando os vários elementos que compõem o esquema de conexão, de acordo como foram caracterizados, associa automaticamente o cabo oportuno, verifica o melhor percurso, verifica o adensamento no interior dos dutos e assim por diante.

Desenho do sistema orientado por símbolos
Cada símbolo não é somente uma entidade isolada, mas se integra junto aos vários dutos para constituir o conjunto inteiro. Na nova versão o símbolo é inserido diretamente com a real altura de instalação e os condutores sucessivamente desenhados conectam-se automaticamente aos vários símbolos inseridos.

Marcadores de conteúdo dos trechos de dutos
Possibilidade de reproduzir nos marcadores as informações sintéticas relativas aos dutos de fase, neutro e retorno com eventuais comandos e terra, para cada um dos circuitos presentes em um duto elétrico. O instalador terá a disposição, portanto, todas as informações necessárias diretamente desde o estágio do projeto.

Colocação automática dos cabos de acordo com a destinação de uso
Os CAD Elétricos do Electro Graphics gerenciam os dutos como partes juntas e integradas com os outros elementos que constituem a rede; especificamente com a nova versão é possível ir além de associar os dutos às próprias destinações de uso (rede elétrica, cabeamento estruturado, rede telefônica, TV/SAT, domótica e/ou telefone). A sucessiva busca dos percursos para a fiação automática dos cabos ocorrerá exclusivamente nos dutos que possuem a destinação de uso correta.

 

PLC

Utilização do Fast Builder para projetar PLC
O novo configurador Fast Builder se adapta perfeitamente para ser utilizado no traçamento dos esquemas elétricos relativos aos sistemas de automação contidos na Plc. Possibilidade de sincronizar o valor das variáveis dos macroblocos com os dados presentes no projeto da PLC conectado ao desenho do esquema elétrico no qual se está trabalhando.

Shift dos dados dos operandos
Nova função ‘Shift descrições’ realiza o shift de descrições, notas, junções e componentes atribuídos a um operando deslocando tais dados no operando precedente ou seguinte, no interior de um grupo de operandos selecionados na grade.

Localizar guia no desenho
Implementada a localização no desenho da guia ou slot selecionado, como já ocorre para os operandos.