Ampère 2020 - Partida de motores | Electro Graphics News

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

Ampère 2020 – Partida de motores

Ampère 2020 – Partida de motores

O desenvolvimento de um projeto elétrico no ambiente industrial apresenta elementos de maior complexidade do que em um projeto civil; entre esses, é possível encontrar partida de motores, especialmente se forem de grande porte.
A evolução das tecnologias e, em especial, da eletrônica de potência, gerou mudanças no desenvolvimento de projetos ao longo do tempo, passando, por partidas pesadas, do tipo estrela – triângulo para partidas com soft starter ou com inversores.

 

 

Para suportar essa evolução, a versão 2020 do Ampère, amplia as funcionalidades relacionadas a partidas de motores e disponibiliza quatro tipos diferentes de partidas: direta, estrela – triângulo, soft starter em linha e soft starter delta.
A partida estrela – triângulo, um clássico da automação, é uma partida gradual aplicada a motores com dois níveis de tensão. Na fase inicial o motor é alimentado com a tensão de fase, e após atingir uma velocidade próxima a nominal, a tensão é alterada para a nominal (fornecimento).

 

 

Para minimizar os problemas mecânicos e elétricos causados por partidas direta ou estrela – triângulo, em aplicações que envolvem o controle do movimento de bombas, ventiladores, compressores, correias transportadoras, entre outros, é conveniente utilizar partidas graduais.
Esses dispositivos permitem uma partida gradual e controlada dos motores, evitando problemas relacionado a operação e duração do sistema, e altos custos de manutenção.
As partidas com soft starter pode ser realizada em linha ou delta, ou seja, como partida direta ou como partida estrela – triângulo.
Ampère permite realizar o cálculo e a verificação dos vários dispositivos e grandezas envolvidas, elaborando o diagrama tempo / corrente da partida do motor e o ajuste da proteção.

 

 

Clique aqui e encontre o aprofundamento técnico relativo a Partida de motores no software Ampère Série 2020 da Electro Graphics.

 

Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy