Ampère 2021 - Partida de motores com inversor VFD | Electro Graphics News

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

Ampère 2021 – Partida de motores com inversor VFD

Ampère 2021 – Partida de motores com inversor VFD

O projeto elétrico no ambiente industrial certamente apresenta elementos de maior complexidade do que na distribuição civil; entre estes podemos certamente incluir a partida e o controle da velocidade dos motores.
Com a evolução da tecnologia e especialmente da eletrônica de potência, tem levado a mudanças nos hábitos de projeto com o passar do tempo, passando, de partidas pesadas, do tipo estrela-triângulo a partidas com soft starter ou com inversores.
Para reduzir os problemas mecânicos e elétricos causados por partidas diretas, em aplicações que envolvem, por exemplo, o controle do movimento de bombas, ventiladores, compressores, correia transportadoras ou outros, é conveniente utilizar inversores VFD.

 

 

Esses dispositivos permitem uma partida gradual e controlada dos motores, evitando problemas operacionais e da vida útil da instalação, como também altos custos de manutenção.
Para suportar esta evolução, a versão 2021 do Ampère amplia as funções relativas à partida de motores e agora também inclui a partida através de inversores VFD.

 

 

Os inversores VFD são usados em ambientes de trabalho onde é necessário um alto desempenho para iniciar e controlar a velocidade dos motores, tais como:
• aplicações com alto torque na partida;
• controle de velocidade e eficiência do sistema em velocidades reduzidas no modo de operação;
• possibilidade de manter o rotor em velocidade zero;
• feedback contínuo para controle de posição crítica.

 

 

O Ampère gerencia a partida de motores assíncronos através de inversores VFD (tanto no quadro quanto na máquina), com estudo dos problemas de proteção de contatos indireto a jusante do inversor, queda de tensão e verificação de faltas.

 

Clique aqui e encontre o aprofundamento técnico relativo a Partida de motores com inversor VFD com o software Ampère Profissional Série 2021 da Electro Graphics Série 2021.

 

Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy