Cálculo elétrico: Comutador rede/grupo e transformadores com três enrolamentos | Electro Graphics News

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

Cálculo elétrico: Comutador rede/grupo e transformadores com três enrolamentos

Cálculo elétrico: Comutador rede/grupo e transformadores com três enrolamentos

A Electro Graphics continua investindo na evolução de seus produtos com a finalidade de torná-los não só uma ferramenta flexível e completa, mas, sobretudo essencial ao trabalho de todos os dias.

Na versão 2017 de Ampère Professional foi introduzida a gestão de dois novos tipos de componentes: os comutadores rede-grupo e os transformadores com três enrolamentos. Esta nova implementação melhora e estende as possibilidades de cálculo à disposição do projetista.
Um comutador rede-grupo é um dispositovo, mecâncio ou eletrônico, que permite uma linha ser alimentada alternativamente por uma de duas fontes evitando que as duas fontes possam ser conectadas simultaneamente em paralelo.

Commutatore rete1

Os transformadores com três enrolamentos são assim definidos porque possuem acrescido um terceiro enrolamento aos normais primário e secundário. Este tipo de transformadores são utilizados principalmente nas interações com três redes de tensões diferentes, ao invés de utilizar dois transformadores distintos.
Usado principalmente nos casos em que ocorre a necessidade de potência para circuitos auxiliares como bombas e iluminação ou para fornecer potência a duas redes de tensões diferentes ou, então, para alimentar uma carga de duas redes separadas.
Uma outra finalidade, comum nos países que usam transformadores com grupo vetorial Yy sem neutro, é aquela de reduzir as tensões secundárias de harmônica homopolar, utilizando o terceiro enrolamento a triangulo, sem cargas conectadas.

Clique aqui para aprofundamentos técnicos sobre as novas funções do comutador rede/grupo e do transformador com três enrolamentos, disponíveis no software de cálculo elétrico Ampère Professional série 2017.

Serviço de Marketing
HIPER ENERGY