Ampère 2020 - partida de motores com soft starter | Electro Graphics News

Softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos

Ampère 2020 – partida de motores com soft starter

Ampère 2020 – partida de motores com soft starter

O desenvolvimento de um projeto elétrico no ambiente industrial apresenta elementos de maior complexidade do que em um projeto civil; entre esses, é possível encontrar partida de motores, especialmente se forem de grande porte.
A evolução das tecnologias e, em especial, da eletrônica de potência, gerou mudanças no desenvolvimento de projetos ao longo do tempo, passando, por partidas pesadas, do tipo estrela–triângulo para partidas com soft starter ou com inversores.

 

 

Para suportar essa evolução, a versão 2020 do Ampère, amplia as funcionalidades relacionadas a partidas de motores e disponibiliza quatro tipos diferentes de partidas: direta, estrela – triângulo, soft starter em linha e soft starter delta.
A partida estrela–triângulo, um clássico da automação, é uma partida gradual aplicada a motores com dois níveis de tensão. Na fase inicial o motor é alimentado com a tensão de fase, e após atingir uma velocidade próxima a nominal, a tensão é alterada para a nominal (fornecimento).

 

 

Para minimizar os problemas mecânicos e elétricos causados por partidas direta ou estrela – triângulo, em aplicações que envolvem o controle do movimento de bombas, ventiladores, compressores, correias transportadoras, entre outros, é conveniente utilizar partidas graduais.
Esses dispositivos permitem uma partida gradual e controlada dos motores, evitando problemas relacionado a operação e duração do sistema, e altos custos de manutenção.
As partidas com soft starter pode ser realizada em linha ou delta, ou seja, como partida direta ou como partida estrela–triângulo.
Ampère permite realizar o cálculo e a verificação dos vários dispositivos e grandezas envolvidas, elaborando o diagrama tempo/corrente da partida do motor e o ajuste da proteção

 

 

Clique aqui e encontre o aprofundamento técnico relativo a Partida de motores com soft starter no software Ampère Série 2020 da Electro Graphics.

 

Serviço de Marketing Técnico
Electro Graphics & Hiper Energy